A decisão de realizar uma certificação é um marco profissional e que deve ser tratado com a devida importância, ainda mais quando se trata de uma certificação tão cobiçada como é a certificação PMP®.
O Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute, PMI), é uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos. Oferece oito certificações que atestam conhecimento e competência, dentre as quais, a de Profissional em Gerenciamento de Projetos PMP®, que conta com mais de 370.000 profissionais certificados em todo mundo.
A preparação para a certificação PMP® exige planejamento, disciplina e foco para obter os resultados esperados e atingir o objetivo. Por isso, é preciso deixar claro que não existe formula mágica, é necessário muito estudo e dedicação.
A certificação PMP® é a certificação profissional mais reconhecida e respeitada mundialmente na área de Gerenciamento de Projetos. Atesta aos empregadores, clientes e colegas que um gerente de projetos possui conhecimento, experiência e habilidades em gerenciamento de projetos para que os projetos sejam realizados com êxito.
É preciso tratar a certificação PMP® como um projeto, e dessa forma planejar todos os passos, desde a etapa de requisição de elegibilidade, plano de estudos e até mesmo a logística para realização da prova.
O planejamento prévio do investimento necessário para obter uma certificação é primordial. É preciso analisar os custos que terá com voucher da certificação, deslocamento, hospedagem, alimentação e até mesmo o seu tempo dedicado a estudos.
Se você já é membro do PMI, o voucher tem um custo de $405.00 dólares, caso contrário, pagará $555.00. Portanto, se está em dúvida quanto a se tornar membro, vá em frente, pois os benefícios compensam.
Quanto a logística, para realização da prova é necessário deslocar-se até um Centro de Testes Promitec.
Atualmente no Brasil temos apenas 6 cidades que estão aptas a fornecer a prova no computador: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo.
Caso prefira realizar a prova no papel, poderá realizar em: Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Salvador, Sergipe e Vitória.
Após esta análise de viabilidade, você conseguirá determinar quando terá os recursos necessário para realizar o exame.
Formação de quatro anos (de bacharel ou equivalente)
|
Diploma de ensino médio (ensino médio ou equivalente)
|
Mínimo de três anos de experiência no gerenciamento de projetos
|
Mínimo de cinco anos de experiência no gerenciamento de projetos
|
Mínimo de 4.500 horas de liderança e direção de projetos
|
Mínimo de 7.500 horas de liderança e direção de projetos
|
35 horas de formação em gerenciamento de projetos
|
35 horas de formação em gerenciamento de projetos
|
- Leia o manual de certificação
- Associe-se ao PMI e ao capítulo de sua região
- Submeta a solicitação de elegibilidade
- Leia o preparatório
Atente-se ao fato de que 10% das submissões de elegibilidade acabam em auditoria, dessa forma, é recomendado que já prepare toda a documentação necessária, para caso tenha que enviar ao PMI.
Logo após ter efetuado a viabilidade econômica e ter me tornado elegível para realizar o exame, eu optei por já marcar a data. Dessa forma eu não poderia mais desistir, ou postergar a realização do exame esperando me sentir pronto, pois estaria comprometido. Portanto, recomendo essa tática a todos que pretendem prestar o exame, realize o agendamento antes mesmo de começar estudar.
- PMBOK
- Livro da Rita Mulcahy
- Hot Topics da Rita Mulcahy
- Preparatório Andriele Ribeiro
- Simulado PM FASTrack
- Simulado PMTotal
Montei um cronograma de estudos de segunda-feira à sábado, pelo período de 2h por dia de segunda à sexta e 4h no sábado. A cada semana eu estudava uma área de conhecimento e realiza o simulado da área estudada no sábado.
Foi necessário manter a disciplina de estudos durante o período que planejei, ou seja, o horário determinado para estudo era sagrado, eu precisava ficar sempre 100% focado, sem interrupções, portanto, o apoio da família é fundamental para essa conquista.
Me senti seguro para realizar o exame quando consegui atingir 90% no simulado FASTrack, esse foi o marco para ficar tranquilo e ver que estava realmente preparado.
A maioria das questões são muito parecidas com os simulados, tanto do FASTrack quanto do PMTotal. Muitas vezes irá parecer que há mais de uma alternativa certa e você precisará escolher a mais correta, isso faz com que você perca um tempo valioso, portanto, procure evitar qualquer tipo de interrupção.
Após responder todas as questões e concluir o envio, levará cerca de 30 segundos para aparecer o resultado na tela, a sensação de alívio e êxtase com a aprovação é algo indescritível, um misto de orgulho e gratidão.
Espero que este artigo tenha agregado e te inspirado a seguir em frente para conquistar sua certificação, tenho certeza que com um bom planejamento, disciplina, foco e dedicação você poderá desfrutar desse sentimento incrível que a aprovação proporciona.